quinta-feira, 24 de julho de 2014

Motivos para realizar um intercâmbio

O mercado valoriza cidadãos globais, por isso, o intercâmbio é uma experiência importante na vida do jovem, em qualquer área de atuação. Ao aprender a lidar com as diferenças culturais, o profissional consegue ter maior facilidade para liderar e reunir pessoas diferentes dentro de uma equipe, independente das barreiras.

Ao participar de um intercâmbio, o jovem deve aproveitar para construir uma rede de relacionamento global. Além disso, observar as diferenças culturais e vivenciar diferentes experiências de aprendizagem fará com que, ao longo da sua carreira, possa incorporar os conhecimentos adquiridos. O intercâmbio também promove o aprendizado ou aperfeiçoamento de um novo idioma, facilitando a sua inserção no mercado profissional.

O intercâmbio favorece a vida pessoal do jovem. Envolver-se com atividades diferenciadas, como reuniões e festas, conhecer os vizinhos, participar do dia a dia da comunidade local, enfim, atividades simples ajudam no desenvolvimento da personalidade.

Algumas empresas multinacionais oferecem o programa de intercâmbio para seus profissionais, para conseguir formar líderes globais.

Outra forma de intercâmbio é o programa de imersão de idioma, que também favorece o desenvolvimento da carreira de jovens profissionais.
Dicas para quem deseja fazer intercâmbio

Algumas dicas podem ajudar quem tem interesse em desenvolver a sua carreira como líder e tornar-se um cidadão global:
  • Idioma: Ao fazer intercâmbio, aprenda o idioma local e desenvolva novos relacionamentos. Você deve se esforçar para ser fluente em vários idiomas, esse é um diferencial importante para o seu currículo.
  • Pesquisa: O programa de intercâmbio deve impulsionar o seu currículo, portanto, faça uma pesquisa bem elaborada, de acordo com o seu objetivo para a viagem. As metas devem ser traçadas com clareza.
  • Cursos: Invista em cursos no exterior, desde um simples programa de imersão, assim como cursos de pós-graduação, que favoreçam a ampliação da sua rede de contatos. Procure programas de intercâmbio, principalmente na época da graduação e pós.
  • Diferença cultural: Procure conhecer e vivenciar culturas diferentes. Estes desafios, além de ampliarem o conhecimento de idiomas, favorecem o aprendizado cultural.
  • Preconceito: Cuidado com os julgamentos e conceitos já formados anteriormente ao lidar com diferentes culturas. Aproveite para observar, ouvir e aprender, sem julgar e criticar.
  • Família: Envolver a família em seus planos de intercâmbio é importante. Ao ficar um tempo longe, o jovem acaba desenvolvendo um sentimento diferente, valorizando mais os familiares, aprendendo a lidar com as diferenças existentes.
Fonte: http://blog.sucessoclub.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário