sexta-feira, 6 de junho de 2014

A importância do Intercambio para a carreira!

Momentos de crise servem para evidenciar a importância de um intercâmbio cultural na carreira. Com menos recursos para realizar investimentos, as empresas passam a restringir suas atividades, podendo, até mesmo, demitir alguns profissionais. Ficam aqueles com diferenciais.

A dificuldade para obter um emprego certamente é maior em momentos de recesso econômico, tornando assim a competição bem mais acirrada. É justamente em momentos como este que o profissional que realiza um programa de intercâmbio se destaca no mercado de trabalho. 

Mas vale lembrar que o programa de intercâmbio não é a tão sonhada viagem para Disney, ou qualquer viagem que se vá a passeio para o exterior. O intercâmbio que vale como diferencial é o intercâmbio cultural no intuito de estudar e/ou trabalhar no país de destino, com isso permanecemos mais tempo no outro país e o resultado é a qualidade na troca que pode ser de experiências, cultural, comercial, entre outros sentidos, já que muitos jovens têm como objetivo não só aprender uma nova língua, mas também se divertir. Mas além de toda a diversão, fazer um intercâmbio hoje é uma alternativa conveniente de crescer profissionalmente. A maioria das empresas leva em consideração uma experiência no exterior durante o processo de seleção para uma vaga. 

A DIFERENÇA NO MUNDO CORPORATIVO 

A experiência de viver em outro país proporciona ao profissional conhecer hábitos diferentes, abrindo uma nova perspectiva, com isso o intercambista precisa se adaptar a um novo ambiente, enfrentar desafios e crescer, como pessoa e profissional. 

Este é um dos motivos que os departamentos de Recursos Humanos de diversas empresas brasileiras levam em consideração a participação em programas de intercâmbio cultural no exterior na hora de contratar novos profissionais. A adaptação os credencia a encarar desafios corporativos com sucesso. 

O planejamento de uma viagem dessa imensidão e importância demora um pouco, é preciso ter paciência e ser comprometido com o seu objetivo, mas o esforço vale à pena e depois é só colher os resultados. Uma dica é pesquisar em agências os melhores pacotes e promoções. Uma forma muito legal e interessante de pesquisar é conversar com seus amigos que já fizeram um intercâmbio e pedir dicas.

Texto: Cybele Padoan Giacchetto
Fonte: http://www.administradores.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário